Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro
O Flamengo deu um importante passo, na noite de ontem, para
minimizar o caos financeiro que assola o clube há alguns anos. O
Conselho Deliberativo aprovou, por unanimidade, o contrato de
fornecimento de material esportivo com a Adidas que renderá cerca de R$
380 milhões aos cofres rubro-negros nos próximos dez anos.
Assinado por Patricia Amorim, que tem mandato até o dia 31 de dezembro,
e Eduardo Bandeira de Mello, presidente eleito para o triênio 2013,
2014 e 2015, o vínculo entrará em vigor no próximo dia 1o. de maio e se
estenderá até o meio do ano de 2023. O clube receberá cerca de R$ 35
milhões por ano, além de R$ 38 milhões de luvas pela assinatura do
termo.
Este primeiro valor será depositado em duas parcelas, uma até o dia 15
de janeiro, e outra em fevereiro. Com o montante, o Flamengo passa
integrar o grupo classificado pela Adidas como "Top Five", dos cinco
principais contratos da fornecedora no mundo, ao lado de Chelsea
(Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Milan (Itália) e Bayer de Munique
(Alemanha).
A negociação que durou pouco mais de seis meses foi oficializada após
uma reduzida votação do Conselho Deliberativo. Em assembleia
extraordinária, convocada apenas para tal escolha, o contrato entre
Flamengo e Adidas foi aprovado por unanimidade entre os pouco mais de
130 conselheiros que compareceram à reunião na sede da Gávea.
A votação da noite desta quarta marcou ainda a primeira reunião do
Deliberativo do Flamengo sob o comando de Delair Dumbrosck, eleito
presidente do Conselho na última semana.
Nike tentou última cartada
Durante a reunião desta quarta-feira, Luiz Eduardo Baptista, que será
vice-presidente de marketing e planejamento, ainda revelou que a Nike
procurou o Flamengo nas últimas semanas para apresentar uma proposta.
Com o acordo encaminhado com a Adidas, porém, o rubro-negro nem sequer
ouviu a conversa da empresa americana. Bap, como é conhecido o dirigente
que também é presidente da SKY, discursou por quase 30 minutos sobre
alguns pontos da parceria.
Entre alguns detalhes, Baptista falou sobre os ajustes e correções de
valores programados para daqui a cinco anos. A intenção da diretoria,
que conseguiu rever este ponto do contrato em reunião na última semana, é
não deixar que o Flamengo seja prejudicado por modificações do mercado.
Outro ponto revisto foi a premiação por títulos de grande porte, como
Brasileiro e Libertadores.
Por fim, o Flamengo acatou que só poderá ter dois patrocinadores no
uniforme até o fim de 2017. Este foi um dos principais pedidos da
Adidas, que, após muita conversa, recuou e liberou que apenas no ano de
2013 fossem estampadas três marcas.