Usuarios Online

Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de abril de 2013

Em "Salve Jorge", Morena marca encontro com Russo na Turquia

Em "Salve Jorge", disposta a ajudar Helô (Giovanna Antonelli) a desmascarar a quadrilha de tráfico humano e prender as pessoas que destruíram com sua vida, Morena (Nanda Costa) volta para Turquia e marca encontro com Russo (Adriano Garib). A cena deve ir ao ar dia 27 de abril.

Assim que chega na Turquia Almir, um policial disfarçado, cuida da proteção de Morena e evita que o encontro dela e do capanga ocorra antes do combinado. Já instalada, Morena conta para Jô (Thammy Miranda) como foi sua chegada à boate.


Disfarçada de Lohana, a policial virou o braço direito de Russo e Irina (Vera Fischer) na boate e tem conseguido informações privilegiadas. 


Russo conta para Irina que sabe onde Morena está e planeja surpreender a jovem. 


Almir explica a Morena como ela trabalhará disfarçada e logo de cara pede para ela marcar um encontro com o vilão.

 
No NovaCruzOficial do UOL

Policiais civis dão 30 dias para Governo se pronunciar sobre reivindicações

Os policiais civis, que paralisaram as atividades nesta terça-feira (16) deram 30 dias para que o Governo do Estado se pronuncie sobre as reivindicações da categoria. Eles voltam ao trabalho amanhã, às 8h, após 24 horas parados.

Após os 30 dias, caso o Governo não adote nenhuma providência sobre as reivindicações o sindicato vai se reunir em assembleia para votar uma greve por tempo indeterminado. Entre os pontos reivindicados pela categoria estão o fim da custódia de presos em delegacias, o aumento do efetivo com a nomeação dos aprovados no último concurso e a valorização dos policiais civis.

Tribuna do Norte

Thammy sonha com mulher ideal: “Que não beba, não fume e não se drogue”

tamy

Thammy Miranda, 30, parece estar sofrendo com a vida de solteira. A atriz usou a sua conta no Instagram, na última-segunda-feira (15), para desabafar que está difícil encontrar uma nova namorada.
”É muito difícil? Mulher independente, segura de si, que não beba, não fume e não se drogue? Não, não é difícil! É IMPOSSÍVEL! hahaha ou eu tô querendo demais?”, questionou a atriz, ao publicar uma imagem sua em preto e branco.
Em março deste ano, a filha de Gretchen, que é homossexual assumida, terminou um namoro de dois anos com a cabeleireira Linda. Desde então, ela não foi vista com mais ninguém.
Thammy vem fazendo muito sucesso na novela “Salve Jorge”, como a policial Jô, que recentemente sofreu uma grande transformação, assumindo o papel de uma dançarina sensual para investigar a quadrilha de traficantes de pessoas.

Blog do bg - através do yahoo

Contra estupros, indianos criam sutiã que dá choque

BBC
BBC
Sutiã é capaz de dar choques de até 3.800 quilovolts em potenciais molestadores
A forte repercussão do estupro coletivo de uma estudante indiana de medicina em um ônibus no final do ano passado levou um grupo de universitários do país a desenvolver um protótipo que pretende servir de arma para mulheres se defenderem contra ataques sexuais - um sutiã que dá choques.
A vestimenta é capaz de dar choques de 3.800 quilovolts em qualquer um que tente apertar, apalpar ou beliscar os seios da mulher.
Manisha Mohan, Niladhri Basu Bal e Rimpi Tripathi, estudantes de engenharia aeronáutica da Universidade SRM, na cidade de Chennai, decidiram desenvolver o sutiã especial após ouvirem relatos de mulheres que viviam em abrigos sobre suas experiências com assédio sexual.
"O estupro coletivo em Nova Déli foi o gatilho ( para o projeto ), mas também a dormência das mulheres e dos legisladores sobre essa ameaça social", explica Mohan. "Já era tempo de as mulheres conseguirem uma mudança", diz ela.

Mensagens de texto
O sutiã recebeu recentemente um prêmio para projetos de jovens inovadores da Sociedade para Pesquisas e Iniciativas para Tecnologias e Instituições Sustentáveis, baseada na cidade indiana de Ahmedabad.
O protótipo foi batizado de SHE (Society Harnessing Equipment, ou Equipamento de Controle da Sociedade, na tradução livre), que na sigla em inglês significa "ela".
Além do choque para espantar possíveis molestadores, o equipamento também é capaz de enviar uma mensagem de texto para algum parente ou amigo e para a polícia, com a localização exata da vítima determinada por GPS, segundo Mohan. O sutiã tem um sensor de pressão conectado a um circuito elétrico.
Para garantir que o choque não seja dado na própria vítima, o sistema conta ainda com um tecido de dupla camada para garantir o isolamento elétrico. "Também é possível calibrar o sensor para pressão por aperto, beliscão ou agarrada. A força aplicada por um abraço não satisfaz as condições para a atuação do equipamento", conta Mohan.
Segundo ela, há também um dispositivo para que a própria mulher dispare o choque ao se sentir insegura.
 
Projeto em andamento
Os estudantes estão agora trabalhando para tornar o sutiã mais prático e comercialmente viável. Os componentes elétricos usados no protótipo ainda são grandes e precisam ser miniaturizados para torná-lo prático. Eles também querem usar tecnologia bluetooth para ligar o sutiã a um aplicativo de smartphone.
O sutiã ainda é um projeto em andamento, mas os três anteveem grandes possibilidades no futuro próximo.
"Minha visão é ver todas as mulheres andando com confiança pelas ruas em todas as partes do mundo, mesmo em horários não convencionais", diz Mohan. "Eu pretendo dar uma sensação de segurança para as mulheres que vivem em áreas rurais também."
Ela diz sentir uma grande responsabilidade sobre seus ombros, já que "muitas mulheres confiaram no equipamento".

'Não se deixem vencer pelo mal', diz Papa sobre tragédia em Boston

Redação SRZD
Foto: ReproduçãoO papa Francisco falou sobre o atentado que atingiu a cidade de Boston na última segunda-feira e mostrou todo o seu pesar pelas três mortes e pelas mais de 170 pessoas feridas após a explosão de bombas durante a tradicional maratona da cidade.
Em um telegrama de condolência, o Papa pediu para que os moradores da cidade "unam-se na vontade de não se deixar vencer pelo mal, mas de combater o mal com o bem, trabalhando em conjunto para construir uma sociedade mais justa, mais livre e segura para as gerações futuras".
O papa disse que a tragédia foi "sem sentido" e desejou a paz de Deus aos que morreram, entre os quais está uma criança de 8 anos. A mensagem de condolência foi endereçada ao cardeal Sean O'malley, arcebispo de Boston.

Contas de energia no RN sobem em média 4,19%

Nominuto.com

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (16), reajustes nas contas de luz dos consumidores atendidos pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e pela AES Sul. As novas tarifas valem a partir de segunda-feira (22) no caso da Cosern e Coelba, e de sexta (19) no caso da AES Sul.
Para os consumidores da Cosern, a tarifa terá uma alta média de 4,19%. Os consumidores residenciais e de pequenos estabelecimentos comerciais (baixa tensão) terão um aumento médio nas tarifas de 3,84%, com a subclasse de consumidores residenciais, que inclui a baixa renda, obtendo uma alta de 3,42%. Para a classe de consumo que abrange a indústria e grandes estabelecimentos (alta tensão), o aumento aprovado foi de 7,33%.
A Cosern atende 1,2 milhão de unidades consumidoras em 167 municípios do Rio Grande do Norte.
No Rio Grande do Sul, os consumidores residenciais, incluindo baixa renda, da AES Sul, terão um aumento médio nas tarifas de 3,6%. Para os demais consumidores de baixa tensão, a alta média será de 3,93%. Já para as indústrias e grandes estabelecimentos (alta tensão) a tarifa terá alta média de 3,91%.
A AES Sul atende 1,2 milhão de unidades consumidoras em 118 municípios do Rio Grande do Sul.
Na Bahia, no entanto, as contas de luz ficarão menores. O reajuste aprovado pela Aneel prevê redução média de 7,92% nas tarifas.
Os consumidores residenciais e de pequenos estabelecimentos comerciais (baixa tensão) terão uma redução das tarifas de 9,90%. A subclasse de consumidores residenciais, que inclui a baixa renda, terá uma diminuição maior, de 10,53%. Por sua vez, a classe de consumo que abrange a indústria e grandes estabelecimentos (alta tensão) teve aprovado um corte 4,03%.
A Coelba atende 5 milhões de unidades consumidoras em 415 municípios baianos.
Os reajustes foram aprovados no contexto do 3º Ciclo de Revisão Tarifária. Esses ciclos de revisão ocorrem a cada quatro ou cinco anos. Diferentemente dos reajustes tarifário anuais, o processo de revisão parte de uma análise econômica, envolvendo o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

Meia do Vasco da Gama, Carlos Alberto é pego no exame antidoping

BANDNEWS 
 
O que já era ruim ficou ainda pior. O clima no Vasco da Gama já não era dos melhores. O clube foi eliminado na Taça Rio e sofre com autrasos de salários de jogadores. E uma notícia colocou o time de vez em uma maré de azar, nesta manhã. O meia Carlos Alberto foi flagrado no exame antidoping, em um teste realizado após a vitória em cima do Fluminense, por 3 a 2, na semifinal da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca.

A equipe cruzmaltina já foi notificada do caso mas informou que só irá se pronunciar após a realização de uma contraprova. O atleta soube da notícia assim que chegou a São Januário, hoje cedo. O departamento médico informou a Carlos Alberto que a substância encontrada em seu organismo costuma aparecer em remédios que combatem o câncer de mama.

Felipão convoca 18 jogadores para último amistoso antes da Copa das Confederações

Bandnews

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou no começo da tarde desta terça-feira a relação de 18 jogadores que vão disputar um amistoso contra o Chile, marcado para o dia 24 de abril no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Esse será o último teste da Seleção de Felipão antes da Copa das Confederações.
Assim como ocorrera na última convocação para o jogo contra a Bolívia, Scolari chamou apenas atletas que jogom no futebol brasileiro. O grupo é praticamente o mesmo. As únicas caras novas em relação à última partida são o goleiro Diego Cavalieri, o lateral-direito Marcos Rocha e o volante Fernando.
O confronto contra os chilenos será o quinto de Felipão nesta sua segunda passagem como treinador da Seleção. O duelo acontece às 22h, no horário de Brasília.
Confira a lista completa:

Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Diego Cavalieri (Fluminense)

Laterais
Marcos Rocha (Atlético-MG)
André Santos (Grêmio)

Zagueiros
Dedé (Vasco)
Henrique (Palmeiras)
Réver (Atlético-MG)

Meias
Paulinho (Corinthians)
Ralf (Corinthians)
Fernando (Grêmio)
Jean (Fluminense)
Jadson (São Paulo)
Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)

Atacantes
Alexandre Pato (Corinthians)
Leandro (Palmeiras)
Neymar (Santos)
Leandro Damião (Internacional)
Osvaldo (São Paulo)

Confira as previsões astrais para esta terça-feira, 16 de abril!!!

  • Signo Áries - 21/03 a 20/04 - Regente: Marte Câncer é o signo que rege seu lar e família, e sempre que a Lua passa por ali é inevitável, ficar mais sensível e sentimental, o que não é muito da sua natureza. Você está cheia de energia para agir, pode ser desconfortável ficar tão emocional.
  • Signo Touro - 21/04 a 20/05 - Regente: Vênus O signo que rege sua comunicação é Câncer e por isso é bom você tomar cuidado com seus relacionamentos em geral e com a forma como você se expressa e compreende o que expressam os outros. O astral é bem conflituoso e podem haver mal entendidos.
  • Signo Gêmeos - 21/05 a 20/06 - Regente: Mercúrio Aproveite os últimos dias da aglomeração de planetas em Áries que tanto está te energizando para focar no trabalho e produzir bastante, já que Câncer é o signo que rege seus recursos materiais. Lembre-se que, para fazer bem feito, é preciso manter o foco.
  • Signo Câncer - 21/06 a 22/07 - Regente: Lua Ter seu regente "em casa" é sempre um conforto, por um lado, mas quando esse regente enfrenta aspectos tão complexos pela frente, a sensação pode ficar mais para desconforto, ainda mais sendo você um signo propenso a altos e baixos emocionais. Segure sua onda.
  • Signo Leão - 23/07 a 22/08 - Regente: Sol Não precisa correr e achar que tudo tem que acontecer para ontem porque não é bem assim o ritmo do universo. Agora que a Lua ingressou em Câncer é preciso calma. Um pouco de quietude e contemplação podem fazer bem.
  • Signo Virgem - 23/08 a 22/09 - Regente: Mercúrio A atual lunação tem mesmo um clima mais introspectivo para você, já que estimula o mergulho em seu próprio inconsciente, mas isso não significa que você deve se esconder totalmente do mundo. A Lua em Câncer deve desafiá-la nesse sentido, de te chamar um pouco para o convívio social.
  • Signo Libra - 23/09 a 22/10 - Regente: Vênus Se Câncer é o signo que rege sua carreira, é natural que a passagem da Lua por ali chame sua atenção para o trabalho. Sendo que estamos na lunação ariana, a que diz respeito aos seus relacionamentos, pode ser momento de avaliar suas parcerias.
  • Signo Escorpião - 23/10 a 21/11 - Regente: Plutão É sempre bom lembrar que de nada adianta se impacientar com as limitações da rotina, porque faz parte da necessidade humana um mínimo de organização no dia-a-dia para que as coisas funcionem. Se tudo fosse sempre muito solto, a produtividade cairia. Liberdade é saber quais são seus limites.
  • Signo Sagitário - 22/11 a 21/12 - Regente: Júpiter Você é uma alma aventureira, otimista e que sabe muito bem se divertir, mas também sabe mergulhar profundamente nas emoções e trocar a leveza pela densidade em questão de segundos. O astral de hoje é altamente emocional, mas cuidado para não se afundar.
  • Signo Capricórnio - 22/12 a 20/01 - Regente: Saturno Seu coração já deve estar batendo mais forte por conta do ingresso de Vênus em Touro, e com o ingresso da Lua em Câncer, seu signo oposto, então, é possível que você amoleça, a ponto de derreter. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo de como andam suas relacionamentos.
  • Signo Aquário - 21/01 a 19/02 - Regente: Urano Aproveite a onda comunicativa para concretizar ideias, mas por favor, não se impaciente com os possíveis entraves e limitações que encontrar pelo caminho. Você sabe, o mundo é meio emperrado, se não fosse, já estaríamos anos luz à frente do nosso tempo, no tempo em que, aliás, você se encontra.
  • Signo Peixes - 20/02 a 20/03 - Regente: Netuno Se Câncer é o signo que rege seu coração e criatividade e o ingresso de Vênus em Touro, o signo que rege sua comunicação, ontem, já pode ter lhe trazido algumas inspirações, digamos que agora você tem o astral apropriado para criar de verdade, desde que supere sua própria preguiça e/ou falta de autoconfiança.

Robinson diz que não há mais tempo para Rosalba reverter desgaste com a população

Publicado por Robson Pires
 
robinson mossoroense 

Robinson Faria diz não acreditar em quadro favorável a Rosalba. O vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD) disse acreditar que não há tempo hábil para que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) reverta o quadro de desgaste administrativo.
Como exemplo, o líder pessedista apontou a segurança. “Não acredito porque é um governo com uma equipe que não tem planejamento, projetos. Como a gente vai evoluir na segurança com um orçamento que tem aprovado na Assembleia pífio para a segurança? Como a gente vai investir em tecnologia, contratar concursados, fazer uma fronteira digital. O nosso Estado não prioriza uma política pública de segurança. Não vejo que o Estado em um ano e pouco possa fazer um governo que atenda aos anseios populares”, disparou.
Para o vice-governador dissidente, o que ocorre é fruto do despreparo da governadora. “A governadora não se preparou para isso. Não tem uma equipe que planeje e temos um governo amador e improvisado”, acrescentou.
Questionado se acredita que a aliança entre PMDB e governo tem prazo de validade, Robinson disse não ter elementos para fazer tal análise e que seu diálogo está restrito aos partidos que oficialmente fazem parte da oposição. “Não tenho informação para falar sobre o PMDB. Essa é uma relação entre PMDB e Governo. Cabe a mim dialogar com os partidos de oposição ao DEM que é o PSB, PSDB, PT, PDT e PC do B. Esses partidos unidos poderão formar a chapa vitoriosa de 2014 para Senado e Governo”, frisou.
Numa outra pergunta, o vice-governador foi indagado se na opinião dele o governo Rosalba chegará ao fim antes do tempo. Robinson foi mais além: “O governo de Rosalba nunca começou. Não funcionam nem os serviços essenciais. Qual é a marca do governo Rosalba Ciarlini? Qual o projeto para prestar contas? Ela pega carona no aeroporto que não é dela. A Copa do Mundo também já estava acontecendo. A energia eólica é 100% privada. Ela não tem nem um projeto moderno e ousado”, concluiu.

Do Mossoroense

Quadrangular no Pará deve contar com Flamengo e Vasco em junho

Deve acontecer entre os dias 12 e 14 de junho um torneio quadrangular com as participações de Flamengo, Vasco, Remo e Paysandu em Belém, no Pará. A competição ocorreria na pausa do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa das Confederações e contaria com o patrocínio de um canal de televisão fechado, que também transmitiria a competição.
O diretor executivo de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe, confirmou nesta segunda-feira que o clube está analisando a participação no torneio. Já o Vasco estuda esta possibilidade e uma outra de ir até São Luis, no Maranhão, não havendo nenhum tipo de confirmação até o momento.
 
LANCENET!

Atriz Cleyde Yáconis morre aos 89 anos em São Paulo

Cleyde Yáconis estava internada desde outubro de 2012 Foto: TV Globo / Divulgação
Cleyde Yáconis estava internada desde outubro de 2012
Foto: TV Globo / Divulgação
A atriz Cleyde Yáconis morreu ontem (15), em São Paulo, aos 89 anos, informou a assessoria de imprensa do Hospital Sírio Libanês, onde ela estava internada desde outubro do ano passado, quando teve uma isquemia.
O corpo de Cleyde, que foi casada ao longo de onze anos com o também ator Stênio Garcia - entre 1958 e 1969 -, será velado na terça-feira (16) no distrito de Jordanésia, em Cajamar (SP), onde também ocorrerá o sepultamento. O hospital não divulgou a causa da morte.
Nascida em Pirassununga, no dia 14 de novembro de 1923, Cleyde teve uma infância pobre, principalmente depois dos 4 anos de idade, quando seu pai abandonou a família. 
Em 1950, no entanto, seu destino começou a ser traçado, quando a irmã Cacilda Becker, já bastante conhecida nas artes, a levou ao teatro, onde teve uma das carreiras mais prolíficas da área no Brasil.
Apesar de ter começado como roupeira no Teatro Brasileiro de Comédia e de nunca ter tido a intenção de seguir carreira na dramaturgia, Cleyde logo migrou para os palcos e, talentosa, foi reconhecida por seu trabalho em Ralé, de Maximo Gorki, logo no ano seguinte de seu debut nas artes, em 1951, quando recebeu prêmio da APCT (Associação Paulista de Críticos Teatrais) de atriz revelação do teatro.
Desde então, atuou em dezenas de montagens em São Paulo e no Rio de Janeiro, como Santo e a Porca, Vereda da Salvação, Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come, A Rainha do Rádio, Édipo Rei e Assim É Se lhe Parece.
Logo começou a também atuar no cinema, onde estreou em 1954, no longa na Senda do Crime, de Flamínio Bollini Cerri. Ainda atuou em A Madona do Cedro (1968), Parada 88 - o Limite de Alerta (1977), Dora Doralina (1982), Jogo Duro (1985) e no curta-metragem Célia e Rosita (2000). 
Mas, a exemplo de muitos de seus pares no teatro, foi graças à televisão que se tornou um nome nacionalmente conhecido. Seu primeiro trabalho nas telinhas foi em 1966, na novela O Amor tem Cara de Mulher, exibida pela TV Tupi. 
No total, atuou em mais de três dezenas de telenovelas exibidas em todos os principais canais da televisão brasileira, entre elas Éramos Seis (1967), Mulheres de Areia (1973), Rainha da Sucata (1990), Vamp (1991) e Torre de Babel (1998).
O último trabalho da atriz foi na pele de Brígida Gouveia, na novela Passione, da TV Globo.
Casada apenas uma vez, com o ator Stênio Garcia, Cleyde Yáconis nunca teve filhos.

Terra

Dia 16 de abril, Dia Mundial da Voz: Conheça alguns cuidados especiais para quem utiliza a voz profissionalmente

Autora: Karla Roberta Lima de Araújo
Trabalho desenvolvido no 3º Período da UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa)


Os profissionais da voz são todos os indivíduos que tem como seu instrumento de trabalho a VOZ, ou seja, dependem da voz para exercer a sua profissão.
Os chamados profissionais da voz são: Cantores, Atores, Professores, Pastores e Padres, Advogados, Juízes, Promotores, Repórteres, Radialistas, Operadores de telemarketing, Leiloeiros, Políticos, Dubladores, Vendedores, etc.
A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia e impressão digital ela varia de acordo com o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional e a intenção que a usamos. É através da nossa voz que expressamos nossos sentimentos, emoções, idéias e pensamentos. Ela também mostra quem nós somos, além de conseguimos nos comunicar com outras pessoas só utilizando a voz, como por exemplo em uma conversa ao telefone, e seremos compreendidos perfeitamente.
A voz é produzida a partir do ar que saí dos pulmões, passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, as mesmas no momento da expiração, aproxima-se e vibram, produzindo assim o som. Este som, que de início é baixo e fraco, será amplificado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, boca e nariz). Após amplificado, o som será articulado na cavidade oral , por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.
Todos precisam ter cuidados com a voz, mas para quem utiliza a voz profissionalmente, é preciso ter alguns cuidados vocais essenciais, com isso é possível manter a integridade vocal. Vejamos alguns destes cuidados :

  • DEVE-SE BEBER, EM MÉDIA DOIS (2) LITROS DE ÁGUA POR DIA, de preferência em temperatura ambiente.

  • DURANTE A ATIVIDADE VOCAL, DEVE-SE BEBER ALGUNS GOLES DE ÁGUA, para umidificar a garganta. A água deve estar em temperatura ambiente, para que não ocorra o choque térmico.

  • EVITAR QUALQUER TIPO DE COMPETIÇÃO SONORA.

  • EVITAR BEBIDAS ALCOOLICAS, pois o álcool tem um efeito anestésico, assim provoca a diminuição da sensibilidade, é onde na maioria das vezes ocorre um abuso vocal, lesando as pregas vocais.

  • EVITAR GRITAR E TOSSIR, pois provoca um intenso atrito nas pregas vocais, podendo lesioná-las

  • NÃO FUMAR, a fumaça irrita a mucosa da laringe, acumulando secreções nas pregas vocais, e o ressecamento da mesma mucosa.

  • EVITAR O AR CONDICIONADO, pois provoca o ressecamento das mucosas, alterando a vibração das pregas vocais. Se não for possível evitar o ar condicionado, procure sempre beber água, durante todo o tempo que estiver exposto a ele.

  • EVITAR O CONSUMO DE LEITE, CHOCOLATE E SEUS DERIVADOS ANTES A INTENSA ATIVIDADE VOCAL, pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal.

  • PROCURE CONSUMIR ALIMENTOS FIBROSOS, como maçã, que é um adstringente, ou seja, agem limpando a boca e faringe

  • PROCURE INGERIR SUCOS E FRUTAS CÍTRICAS

  • PROCURE ESTAR VESTIDO (A) O MAIS CONFORTÁVEL POSSÍVEL, para que o seu vestuário não atrapalhe o fluxo respiratório, nem mau postura.

  • DURANTE A FONAÇÃO, MANTENHA A CABEÇA RETA, UMA POSTURA ERETA COM OS DOIS PÉS APOIADOS NO CHÃO, pois assim permite a passagem do ar sem dificuldades e o diafragma trabalha melhor.

  • ARTICULAR BEM AS PALAVRAS, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal.

  • Se a disfonia (rouquidão) persistir por mais de 15 dias, procure um fonoaudiólogo
Alguns exercícios de relaxamento e aquecimento podem ser feito antes da atividade vocal como: Rotação da língua no vestíbulo da boca, Lateralidade da língua (empurrar a língua contra a bochecha), Vibrar a língua, Vibrar os lábios, Bocejar, Protusão dos lábios (fazer bico como se fosse dar um beijo), Retração dos lábios, Rodar o pescoço em todas as direções , entre tantos outros exercícios.
O que mais afeta aqueles que utilizam a voz profissionalmente é a disfonia, que é conhecida popularmente como rouquidão .
Disfonia é um distúrbio de comunicação, caracterizado pela dificuldade na emissão vocal, apresentando um impedimento na produção natural da voz. Pode ser ocasionado por uma disfunção, abuso vocal ou uso incorreto da voz, é mais freqüente em indivíduos que utilizam abundantemente a voz diariamente de uma forma incorreta.
A disfonia é divida em: Disfonias Funcionais, Disfonias Orgânico - Funcionais e Disfonias Orgânicas.


  • Disfonias Funcionais:
São aquelas que não apresentam nenhuma alteração visível nas pregas vocais, elas são decorrentes do mal uso ou do abuso da voz. Geralmente ocorrem em profissionais da voz que não tem nenhum tipo de orientação. Existem 3 fatores que podem vir a desencadear uma disfonia funcional:

  • Uso incorreto da voz :
Ocorre em pessoas, sejam profissionais da voz ou não, que utilizem a voz abundantemente durante todo dia, sem ter nenhuma noção de como usa – lá corretamente.

  • Inadaptações Vocais :
Não existe, no corpo humano, um aparelho que tenha por função específica a fonação, mas o que temos é uma adaptação de várias estruturas, formando assim o aparelho fonador. Quando não existe uma boa adaptação destas estruturas, ocorre o que chamamos de Inadaptações Vocais.

  • Alterações Psicoemocionais:
Nossas emoções influenciam e são responsáveis por mudanças na nossa voz. A voz, como já foi dito anteriormente, faz com que nos comuniquemos com outras pessoas; se temos alguma emoção muito forte (raiva, ansiedade, alegria), poderá repercutir em nossa voz, provocando uma disfonia funcional.

  • Disfonias Orgânico – Funcionais:
São, em geral, iniciadas com uma disfonia funcional que tem seu diagnóstico tardio, como a disfonia funcional não foi tratada, então ela evolui para uma lesão secundária nas pregas vocais.

  • Disfonias Orgânicos :
São aquelas que apresentam uma alteração anatômica nas pregas vocais.
Existem vários tipos de alterações anatômicas, veremos algumas:

  • Nódulos :
São tumores benignos nas pregas vocais, podem ter sua origem no mau uso da voz. O tratamento é feito através de fonoterapia e só em alguns casos tem que haver uma intervenção cirúrgica.

  • Pólipos:
São tumores benignos nas pregas vocais. O seu tratamento é cirúrgico, e seguido de fonoterapia.

  • Paralisia das pregas vocais:
Ocorre devido a uma lesão nervosa, podendo atingir uma prega vocal ou ambas. Isso pode acontecer por alterações cerebrais, ou alterações cardíacas, ou tumores. O tratamento é feito através de fonoterapia, e em alguns casos é necessário realizar cirurgia com o objetivo de melhorar o posicionamento das pregas vocais.

  • Câncer:
É um tumor maligno que localiza-se nas pregas vocais. Ocorre com maior freqüência em fumantes. O tratamento pode ser cirúrgico ou radioterápico.

Para maiores esclarecimentos sobre disfonia, ou caso a rouquidão permanecer mais de 15 dias, procure um fonoaudiólogo.

Indico este livro:
BEHLAU, Mara ; PONTES, Paulo. Avaliação e Tratamento das Disfonias. São Paulo:Lovise, 1995

Bom dia!!!

Fonte: Aldo Henrique

Hoje é Terça, 16 de Abril de 2013
Passados, 106 dias de 2013, faltam 259 dias para 2014
 Estamos na 16.ª semana do ano
 Dia: 
... Mundial da Voz



DIA DE HOJE NA HISTORIA:
1945 - Inicio da Batalha de Berlim.
1947 - Bernard Baruch chama de Guerra Fria para indicar as relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a União Soviética.
1984 - Último comício das "diretas Já", aconteceu em São Paulo - SP, no Vale do Anhangabaú, a maior manifestação pública da história do Brasil - 1 500 000 pessoas.
2007 - Um estudante sul-coreano lança uma série de tiroteios na Universidade Estatal e Instituto Politécnico de Virginia provocando 33 mortos, incluindo o próprio homicida, foi o Massacre de Virginia Tech.
2012 - A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton chega ao Brasil para a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto com a presidente Dilma Rousseff.
2012 - Começa o julgamento de Anders Behring Breivik, o "Atirador da Noruega", que matou 77 pessoas no dia 22 de julho de 2011, em um terreno de um acampamento de jovens do Arbeiderpartiet norueguês (Partido dos Trabalhadores) na ilha de Utøya.
2012 - Paulo Freire é declarado patrono da educação brasileira.

Arquivo(s) do blog

As postagens mais vistas