Usuarios Online

Total de visualizações de página

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Remédio usado para burlar bafômetro não elimina efeitos do álcool no comportamento, dizem médicos

Da Agência Brasil, em Brasília 

Depois da Resolução 432, o motorista com teor igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar no teste do bafômetro será autuado, responderá por infração gravíssima e pagará multa 
Depois da Resolução 432, o motorista com teor igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar no teste do bafômetro será autuado, responderá por infração gravíssima e pagará multa

Com a Lei Seca mais rigorosa desde janeiro para os motoristas que forem flagrados dirigindo embriagados, voltam a circular na internet informações de que é possível burlar a fiscalização. No mundo virtual, a informação é que é possível driblar o bafômetro ao tomar alguns comprimidos do princípio ativo pidolato de piridoxina, derivado da vitamina B6. Indicado para tratamento de pessoas com problemas hepáticos, como cirrose, o remédio age na remoção do álcool dos tecidos e do sangue, conforme a bula. Com tarja vermelha, deve ser vendido com receita médica.
De acordo com José Luís Maldonado, assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia, apesar de o medicamento acelerar o metabolismo do álcool no organismo, não elimina os efeitos da substância no comportamento da pessoa. "A coordenação motora e a habilidade dos reflexos não melhoram com o uso do medicamento. Ele não dá condições de dirigir em segurança", explicou.
Maldonado esclareceu que o medicamento é usado para a recuperação de pessoas que sofrem de intoxicação severa por álcool ou para aquelas pessoas que estão com problemas hepáticos, como cirrose hepática e fígado alcoólico. O remédio provoca também efeitos colaterais, continuou Maldonado. Entre eles, sonolência, dor abdominal, vômito, náusea e, em grandes quantidades, pode levar à trombocitopenia (problema com a capacidade de coagulação).
Paulo Chizzola, gerente e médico do laboratório fabricante, disse que o medicamento não funciona com o fim de burlar o bafômetro. "Ele acelera o metabolismo do álcool no sangue, mas não o anula", esclareceu e lembrou que a substância deve ser tomada com orientação médica.
Depois da Resolução 432, do Conselho Nacional de Trânsito, o motorista com teor igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar no teste do bafômetro será autuado, responderá por infração gravíssima, pagará multa de R$ 1.915,40 e terá a carteira de habilitação recolhida.
Além disso, a embriaguez pode ser comprovada por outros sinais, como sonolência, olhos vermelhos, vômito, soluços, desordem nas vestes, cheiro de álcool no hálito, agressividade, exaltação, arrogância, ironia ou dispersão.
Chizzola acentuou que o remédio é indicado para tratamento de situações clínicas específicas como intoxicação alcoólica, alcoolismo crônico, fígado gorduroso e hepatite alcoólica, situações clínicas que devem ser diagnosticadas e acompanhadas por médicos. O laboratório reforça que o uso do medicamento também não normaliza prontamente os reflexos alterados pelo uso do álcool.
Segundo o laboratório, não houve aumento  nas vendas do remédio depois dos boatos na internet. O coordenador-geral de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), José Roberto Soares, disse que após vários testes, a corporação não detectou medicamentos capazes de burlar a fiscalização.

Wilma de Faria, a aniversariante deste domingo


A aniversariante deste domingo é a vice-prefeita de Natal e ex-governadora Wilma de Faria;
que pela manhã, comemorou tomando um café com bolo confeitado na área de lazer do conjunto Panatis, na zona Norte.
À noite, missa em ação de graças na Missa dos Fiéis da Cidade da Esperança.

Site de Thaísa Galvão

MALVADO, SÓ NA FICÇÃO

Por: Maria da Luz Miranda, da Agência O Globo
 
 MALVADO, SÓ NA FICÇÃO
 
Adriano Garib é um homem sensível. O intérprete do impiedoso Russo, em Salve Jorge, garante que, de bruto, só tem a aparência. Ator e professor de teatro, Garib se orgulha do sucesso que seu personagem faz nas ruas, assume com bom humor a virilidade do papel e diz que a vida segue como antes. Com mais popularidade, é certo. Mas sem afetação, porque ele garante que não é disso.

Antes de Russo, cujas maldades fazem o telespectador confundir ator e personagem, Garib fez algumas participações esporádicas em programas da TV Globo, onde também participou de novelas como Duas Caras e Salsa e Merengue. Na Record, atuou em Vidas em Jogo. Mas é no teatro que ele fez carreira, com tipos como o vilão Edmundo, em Rei Lear, e o canalha

Patrício, em Toda Nudez será Castigada. No cinema, recentemente emprestou o corpo e os trejeitos a um deputado nada correto em Tropa de Elite 2. "Tudo que faço é com muito amor e muita entrega", explica Garib.

No entanto, nenhum papel havia lhe dado tanto reconhecimento e visibilidade até o surgimento de Russo, o capanga do tráfico que não mede sua crueldade, usa o tabefe como lema e nem precisa fazer cara feia para assustar a sofrida mocinha Morena (Nanda Costa). Basta aparecer em cena. Ao contrário da ficção, Garib conta que faz questão de manter a ternura.

Não deu!!! ABC se despede da Copa do Nordeste jogando em casa.



A noite era de festa no Estádio Frasqueirão, porém, quem levou mais convidados não teve motivos para comemorar. Pacientemente, o ASA viu o ABC abrir o placar ainda no primeiro tempo, com Júnior Xuxa, e só nos 16 minutos finais virou o jogo, calando os torcedores potiguares. Em partida válida pelas quartas de final da Copa do Nordeste, o time de Arapiraca venceu o de Natal por 2 a 1, com gols de Didira e Osmar, aos 34 e 35 da etapa final, e avançou às semifinais da competição para enfrentar o classificado do confronto entre Vitória e Ceará. O time baiano venceu a primeira fora por 2 a 0 e pode até perder por um gol neste domingo, no Barradão, que avança.

G1/RN

Arquivo(s) do blog

As postagens mais vistas