Usuarios Online

Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

América confirma mudança para Ceará-Mirim em 2013

LUAN XAVIER
DO NOVO JORNAL

Foto: Eduardo Maia/NJ.
 
Eduardo Maia/NJ
Estádio Barretão, em Ceará-Mirim

O América está de saída de Goianinha, e a próxima estação desse “tour” que o time rubro tem feito desde que o Machadão foi derrubado será a cidade de Ceará-Mirim, localizada a 30 quilômetros do centro de Natal – ou pouco mais de 20 em relação à Zona Norte da capital. Em fase de acabamento, a nova casa americana será o estádio Barretão, uma iniciativa de um visionário que decidiu montar uma mini-cidade às margens da BR-406.

A nova casa do América trata-se na verdade de um projeto do empresário Marcone Barreto. Ela seria, inclusive, do Alecrim, clube do qual ele é conselheiro, mas em virtude de alguns desencontros – ou divergências políticas – o time verde acabou optando por fazer do adormecido Alçapão do Touro, em São Gonçalo, o que está chamando de “Ninho do Periquito” para a temporada 2013.

O estádio, inicialmente com capacidade para 6.400 (segundo as contas do proprietário), faz parte de um grande projeto distribuído em 250 hectares de terra e que engloba ainda um conjunto residencial, um centro de treinamento para categorias de base, um hotel, pista de kart e um parque de vaquejada, além de pontos comerciais e empreendimentos variados. Para virar cidade, segundo a tradição nordestina, só falta uma delegacia, uma igreja e uma “zona”.

Tudo isso está sendo construído no lado esquerdo da BR-406 (sentido Natal-Macau), a pouco mais de cinco quilômetros da entrada principal do município de Ceará-Mirim. É lá que o América vai jogar a Série B 2013 e, se der tudo conforme planejado pelo idealizador do estádio, parte do Campeonato Potiguar 2013 e até Copa do Nordeste, que tem início no próximo dia 19.

“Estamos apalavrados com o Marcone para irmos jogar lá no Brasileiro. Ou, se o estádio estiver pronto e com todos os laudos necessários disponíveis, até durante o Campeonato Estadual”, confirma o presidente do América, Alex Padang.

Mostrando-se satisfeito com o empenho do empresário Marcone Barreto em receber os jogos do time rubro em seu estádio, o dirigente já prevê uma série de benefícios para o clube com a mudança do mando de campo de Goianinha para Ceará-Mirim, e revela: mais que a distância, ao contrário do que se pensa até então, o que está fazendo o time americano deixar o Agreste é o aluguel das arquibancadas de metal, necessárias para que a capacidade do estádio Nazarenão seja de 10 mil expectadores.

Segundo o dirigente, este ano o América teria que desembolsar algo em torno de R$ 700 mil para bancar o aluguel do equipamento, o que seria inviável para o clube. “No ano passado nós gastamos bem menos que esse valor porque teve a questão do cancelamento de um evento de rodeio que iria locar as arquibancadas e nós acabamos conseguindo isso por um valor bem abaixo do que seria cobrado esse ano”, explicou o presidente do Dragão.

Além disso, segundo Padang, as arquibancadas metálicas traziam uma imensa dor de cabeça para a diretoria em dias de jogos, muito em virtude das questões envolvendo a segurança dos torcedores.


EMPRESÁRIO PROMETE ESTÁDIO PRONTO PARA DIA 20
Se tudo continuar andando do jeito que está, o Barretão estará disponível para o América já no dia 20 deste mês. “A única coisa que está me preocupando agora é que a grama esteja em uma condição ótima, mas acredito que dia 20 de janeiro a gente já tenha condição de jogar”, garante Marcone Barreto.

O NOVO JORNAL esteve no estádio na última semana e presenciou um grande número de operários trabalhando na finalização das arquibancadas que irão receber mais de 6 mil pessoas, além dos serviços finais no gramado (já completamente instalado) e nos vestiários, também totalmente erguidos e em fase de acabamento.

Além do estádio, um dos cinco campos de treinamento que farão parte do projeto já está totalmente pronto, aberto às necessidades do próprio time rubro. Uma área de estacionamento para 4 mil veículos também estava sendo terraplanada, bem como os acessos para torcedores, jogadores e comissões técnicas. Marcone Barreto lembra ainda que para o dia 20 está prevista a entrega apenas da primeira fase do estádio, para 6 mil pessoas. A obra completa, para 10 mil, será entregue no final de março.


AMÉRICA ESPERA AUMENTO NO NÚMERO DE SÓCIOS
A vida do torcedor americano na “era Goianinha” não tem sido tão fácil. São 60 quilômetros para percorrer a BR-101 de Natal até a cidade do Agreste, além – lógico – de mais 60 para voltar. Mais de 100 quilômetros de viagem. Cerca de duas horas de estrada para ir e voltar dos jogos.
Em Ceará-Mirim tudo tende a melhorar. Agora serão “apenas” 30 quilômetros de trajeto até o estádio, metade da distância em relação à Goianinha. Para o torcedor que mora na Zona Norte, então, melhor ainda: com pouco mais de 20 quilômetros se vence a distância entre o Parque dos Coqueiros, por exemplo, e o Barretão.

Para a diretoria americana, esta será a grande oportunidade para levar de volta ao estádio aquele torcedor que não tinha condições de ir a campo em virtude da distância ou da dificuldade com o transporte público. Além disso, a diretoria espera um aumento considerável no número de adesões ao programa de sócios do clube, mesmo ressaltando que isso seria essencial mesmo se o América continuasse mandando seus jogos no Agreste.

“Independente de onde seja o nosso estádio a gente precisa de pelo menos 5 mil sócios. Isso pensando no América agora, mas também já pensando no América do centenário (em 2015). Esse vai ser um desafio talvez até maior que o da Timemania, mas eu confio na nossa torcida”, ressalta Alex Padang. “Estamos trazendo o América para mais perto do nosso torcedor. Agora a gente quer continuar tendo essa resposta, que já foi dada na Timemania, no Sócio Dragão”, completa.

Em relação à receptividade na casa nova, fator que foi considerado um grande diferencial para o América em Goianinha, o dirigente diz que se sente otimista. “A gente não fez pesquisa em relação ao América ir jogar em Ceará Mirim, mas extraoficialmente a gente tem visto que, principalmente o torcedor da Zona Norte, tem aprovado a ideia”, considera.


TIME DA CIDADE DISPUTARÁ A SEGUNDONA ESTADUAL 
Para os que defendem a renovação e o investimento na base do futebol, uma boa nova: vem aí o Globo Futebol Clube. Não tem nada a ver com o extinto Globo Esporte Clube, duas vezes vice-campeão potiguar (1961 e 1962). É um novo time, com uma nova proposta: sem contratações, sem estrelas, sem busca por títulos.

Quem explica é o próprio Marcone Barreto, que não teme adiantar que pretende fazer algo pioneiro no Rio Grande do Norte, bem diferente do que é prometido no discurso dos grandes ABC e América. “Meu objetivo é fazer um trabalho que sirva de exemplo para o estado. Não quero formar um time pensando em título, contratando jogadores de fora. Se iremos estar nas cabeças, será uma consequência”, diz.

A ideia é trabalhar com o futebol de base. O elenco, segundo a ideia de Marcone, será todo da cidade e da região, jovens que – caso seja necessário – irão morar e trabalhar no mega-empreendimento do empresário, em Ceará-Mirim.

“Aquela área sempre foi celeiro de craques, mas muitos deles nunca aparecem porque não tiveram oportunidade, ou até mesmo porque não tinham como pegar um ônibus para ir treinar num time de Natal”, justifica o empresário.

Toda a documentação do Globo já está sendo providenciada para que o time seja incluído na disputa da segunda divisão do Campeonato Potiguar 2013, que deve ser disputado no segundo semestre. O clube realizará seus treinamentos no centro de treinamento do Barretão e, assim como o América, mandará seus jogos no mais novo estádio da Grande Natal.

Box

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo(s) do blog

As postagens mais vistas