Usuarios Online

Total de visualizações de página

sábado, 16 de fevereiro de 2013

48 municípios do RN apresentam risco muito alto de dengue, diz Sesap

mapa rn

Quarenta e oito municípios do Rio Grande do Norte apresentam risco muito alto de dengue. O dado consta no Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência da doença no estado divulgado nesta sexta-feira (15) pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap).
Os 48 munícipios com alto risco de dengue são: Acari, Assu, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Florânia, Galinhos, Guamaré, Jandaíra, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, João Câmara, José da Penha, Lajes, Lajes Pintadas, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Paraná, Parazinho, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Tibau do Sul, Touros e Viçosa.

Recomendações

  • Mantenha o lixo em recipiente fechado, disponibilizando-o para recolhimento pela limpeza urbana.
  • Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água nos quintais, ruas ou lotes vagos.
  • Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada.
  • Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água.
  • Elimine os pratinhos de vasos de plantas. Caso não seja possível, mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia.
  • Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos. A água deve ser trocada diariamente.
  • Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas.
  • Ao sair de férias, garanta que esses cuidados serão seguidos na ausência do morador.
  • Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.
Faça a checagem, toda semana, e não deixe que o mosquito se multiplique. Ele leva de sete a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Por isso, o ideal é que cada um faça sua parte e se junte nessa luta contra a doença.
Os sintomas são: febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos. São quatro tipos, sendo o mais grave o sorotipo 4. Com esse vírus, as pessoas que já foram infectadas podem novamente ficar doentes e desenvolver a dengue hemorrágica, que pode à morte.


FONTE(S): Blog do Robson Pires através do G1 e http://www.saude.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo(s) do blog

As postagens mais vistas