Usuarios Online

Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Fla contesta recorde de Messi e vai à Fifa para reconhecer 89 gols de Zico de 1979

Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro
 

 
Lionel Messi marcou dois gols no último domingo, pelo Barcelona em partida contra o Bétis, pelo Campeonato Espanhol, e se tornou o jogador a marcar mais gols em apenas um ano no mundo. A conta, exaltada até mesmo no site da Fida, porém, é questionada pelo Flamengo. O clube alega que Zico balançou as redes em mais oportunidades na temporada de 1979 e irá à Fifa para reconhecer os números do ídolo rubro-negro.
Coordenador de pesquisa do departamento histórico do Flamengo, Bruno Lucena assegura ter a documentação de 89 gols marcados por Zico naquele ano e diz que o rubro-negro irá encaminhar um pedido para a Fifa na próxima semana para que tal feito do "Galinho" seja registrado.
"O Zico fez 89 gols em 1979 e tudo que estão falando por aí é errado. O Messi não é o maior artilheiro em uma única temporada. Considero isso uma grande gafe e vamos à Fifa na próxima semana. Vamos lutar para que o título do nosso ídolo seja reconhecido", disse Lucena.
A discordância nas contas se deve principalmente pelo fato do Flamengo contabilizar gols em amistosos e a Fifa levar em consideração apenas os tentos marcados em jogos oficiais. O representante do Flamengo discorda de tal medida e utiliza outro recorde para argumentar.
"Eles não contabilizam os gols em amistosos, mas isso é errado. Se os amistosos valem para contabilizar um recorde nosso de partidas invictas, tem que valer também para os gols. Vamos justificar isso. Entre 1978 e 1979, ficamos mais de 50 jogos sem perder, e isso está lá no Museu do Futebol [no Pacaembu]. Os gols do Zico nesta época também precisam ser contados", defendeu o coordenador de pesquisa do departamento histórico do Flamengo.
Nas contas de Bruno Lucena e das súmulas guardadas na sede da Gávea, Zico marcou 81 gols pelo Flamengo, sete pela seleção brasileira e um em amistoso festivo. Messi, em 2012, parece não se incomodar com a polêmica. Além do recorde de domingo, o argentino marcou mais dois no jogo contra o Córdoba, nesta quarta, e chegou ao 88o. gol na temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo(s) do blog

As postagens mais vistas