Usuarios Online

Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de março de 2013

Unilever assume falha operacional e erro humano em caso do Ades

A Anvisa suspendeu a fabricação, distribuição e comercialização do suco Ades em todo Brasil
A Anvisa suspendeu a fabricação, distribuição e comercialização do suco Ades em todo Brasil
Foto: Reprodução
Diogo Alcântara
Direto de Brasília
Técnicos da Unilever deram explicações a autoridades públicas na tarde desta terça-feira em Brasília sobre a contaminação de um lote de suco de maçã da linha Ades. Segundo os representantes da empresa, houve falhas operacionais e erro humano. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda aguarda um parecer próprio para certificação antes de tomar qualquer medida."A gente aguarda um relatório de inspeção feita pela vigilância sanitária local para que a gente possa se certificar", disse a gerente geral de alimentos da Anvisa, Suzany Moraes, referindo-se à linha de montagem de onde partiu o lote, em Pouso Alegre (MG).Segundo o diretor do departamento de proteção e defesa do consumidor do Ministério da Justiça, Amaury Oliva, a Unilever tem cumprido até o momento as determinações do Código de Defesa do Consumidor. "O recall é uma medida prevista no código de defesa do consumidor", explicou.Se não for encontrada nenhuma violação ao consumidor, a empresa poderá ficar sem sofre sanções do governo, mas pessoas que foram lesadas pelo produto podem recorrer de maneira individual a órgãos de defesa do consumidor ou à Justiça. "Por quem se queimou, a empresa é responsável pelos danos causados aos consumidores. Eles podem recorrer", afirmou Oliva.Caso seja encontrada algum deslize do ponto de vista do direto do consumidor, a Unilever poderá ser multada em até R$ 6,2 milhões. Falhas sanitárias, como falta de boas práticas na produção, poderão ser passíveis de punição. A multa máxima que a Anvisa pode aplicar é de R$ 1,5 milhão. 
 Entenda
Ontem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, distribuição e comercialização do suco Ades, da Unilever, em todo Brasil. A medida afeta os produtos fabricados na planta de Pouso Alegre (MG). Segundo a Anvisa, a determinação ocorre por suspeita de o produto não atender às exigências legais e regulamentares da agência.
Fazem parte da proibição os sucos em embalagens de 1 litro sabor abacaxi, cereais com mel, chá verde com tangerina, chá verde com limão, chocolate clássico, chocolate com coco, frapê de coco, laranja, maçã, manga, maracujá, melão, morango, original, pêssego, shake morango, uva, vitamina banana, zero frapê de coco, zero laranja, zero maçã, zero original, zero pêssego, zero vitamina banana, zero uva; embalagens de 1 litro promocional (pague 900 ml, leve 1 l) sabores laranja, uva e maçã; embalagens de 1,5 litro sabores maçã, uva, laranja e original.A Anvisa afirmou que decidiu suspender todos os lotes de todos os sabores até que tenha mais informações sobre a verdadeira extensão do problema. Na semana passada, a Unilever divulgou comunicado informando um problema em 96 unidades do produto Ades Maçã 1,5l. De acordo com a empresa, o lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro de 2013, está inapropriado para consumo, pois uma falha no processo de higienização resultou no "envase de embalagens com produto de limpeza". Sobre a decisão desta segunda da Anvisa, a empresa ainda não se pronunciou. 
 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo(s) do blog

As postagens mais vistas