Usuarios Online

Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de maio de 2013

Insetos são alimento para 2 bilhões de pessoas, segundo ONU

O Globo

Minhocas com fritas são servidas no restaurante nova-iorquino Brooklyn Kitchen durante degustação especial
Foto: Latinstock
Minhocas com fritas são servidas no restaurante nova-iorquino Brooklyn Kitchen durante degustação especial Latinstock
O diretor da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), José Graziano, declarou nesta segunda-feira que insetos, como grilos e formigas, são essenciais para combater a fome no mundo.
Graziano colocou os insetos no mesmo patamar da preservação de matas e florestas para a segurança alimentar, durante a apresentação de uma recente pesquisa realizada pela FAO em colaboração com a Universidade de Wageningen, na Holanda. Segundo o estudo, mais de 1,9 mil espécies de insetos são consumidas por pessoas em todo o mundo.
Pelo menos dois bilhões de pessoas no mundo têm insetos em sua dieta. Os principais são os besouros (31%), as minhocas (18%), as abelhas, vespas e formigas (14%), os gafanhotos e grilos (13%).
Graziano destacou que os insetos deveriam estar “mais integrados com políticas de segurança alimentar e com o uso da terra”.
Os autores ressaltam que os insetos são nutritivos, com alto teor de proteína, gordura e minerais. Eles são "particularmente importantes como um complemento alimentar para crianças desnutridas", destaca o trabalho científico.
Insetos também são "extremamente eficientes" na transformação de alimentos em carne comestível. Grilos, por exemplo, precisam de 12 vezes menos alimentação que o gado para produzir a mesma quantidade de proteína, de acordo com o relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo(s) do blog

As postagens mais vistas