Usuarios Online

Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

DNA pode ser usado para armazenar dados como músicas, diz revista

Estudo publicado na revista científica ´Nature´ promete revolucionar a maneira com que armazenamos dados. O artigo mostra que o DNA pode ser utilizado com uma espécie de HD capaz de arquivar textos e músicas. 
A transmissão e armazenamento de dados através das mídias digitais modificaram a maneira como acessamos e utilizamos as informações. Com um pequeno pen drive ou um hd podemos arquivar dados e acessar em diferentes localidades de maneira rápida e fácil.
Mas, apesar da praticidade, elas impõe um desafio: a constante manutenção dos instrumentos digitais. O que torna o arquivamento uma atividade custosa e muita vezes sujeita aos eventos do acaso, como a quebra do equipamento por exemplo.
Pensando em melhorar a relação humana com o armazenamento de dados, cientistas resolveram focar no DNA como um potencial instrumento arquivador. Isso porque as moléculas que contêm as instruções genéticas já provaram a capacidade para guardar um grande volume informações.
As pesquisas revelaram que o DNA pode estocar o equivalente a um milhão de CDs. Esse sistema de armazenamento também dura mais e não gasta energia, tornando-se assim mais econômico. A tecnologia já pode estar disponível para produção em larga escala dentro de 50 anos.

BANDNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo(s) do blog

As postagens mais vistas