Usuarios Online

Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Entenda a diferença entre gripe, resfriado e virose

Gripe ou resfriado? A dúvida surge quando aparecem os primeiros sintomas das infecções virais, popularmente conhecidas como viroses, bastante comuns em épocas de chuva. Profissionais do Hapvida Saúde indicam que, independente do tipo de virose contraída, as pessoas devem buscar atendimento médico, para reduzir o ciclo de contágio e evitar complicações.
O médico João Batista Everton Júnior, clínico geral do Hapvida, explica que não há tratamento específico para as viroses, mas existem medidas para evitar que o quadro clínico evolua para situações mais graves. “Só um profissional de saúde poderá fazer essa distinção e prescrever o tratamento adequado. Porém, uma das diferenças mais comuns é o tempo de permanência da doença. O resfriado, geralmente, não dura mais que três dias e o desconforto é menor. Já a gripe dura em torno de sete dias, com sintomas mais severos”, explicou.
O médico ressalta que o fato de não haver tratamento específico não invalida a visita ao consultório, especialmente nos casos de adultos com idade acima de 60 anos e crianças menores de dois anos. “Nestas faixas etárias, uma gripe não monitorada pode resultar em complicações graves como pneumonia, inflamações nos brônquios e ouvidos”. Segundo ele, nesta época de chuvas, eleva-se o risco das pessoas contraírem gripes e resfriados, em função das mudanças bruscas de temperatura. Outro fator que ainda propicia a contaminação por vírus, neste período, é a aglomeração natural de pessoas em ambientes fechados.

Cuidados que podem ser adotados para reduzir as chances de contaminação:
• lavar as mãos com água e sabão (principalmente depois de usar o banheiro)
• evitar tocar olhos, nariz ou boca após contato com superfícies onde há aglomeração
• usar lenço ao tossireespirrar
• evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas)
• comer Alimentos de fácil digestão,comofrutaseverduras

Sintomas diferenciais – Em adultos e crianças, oresfriado apresenta sintomas relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores, como congestão nasal, secreção nasal (rinorréia), tosse e rouquidão. A febre é menos comum e, quando presente, é de baixa intensidade. Outros sintomas também podem estar presentes, como mal-estar, dores musculares (mialgia) e dor de cabeça (cefaléia).
Na gripe, os sintomas são mais intensos e costumam aparecer aproximadamente 24 horas depois do contágio, e podem ser: febre geralmente acima de 38ºC,  dor de cabeça, dor nos músculos, calafrios, prostração (fraqueza), tosse seca, dor de garganta, espirros e  coriza. Podem apresentar, ainda, pele quente e úmida, olhos hiperemiados (avermelhados) e lacrimejantes.

NOMINUTO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo(s) do blog

As postagens mais vistas